Notícias

Notícias da Câmara



Aprovada campanha contra uso intenso de celulares por crianças

Visualize fotos

Os vereadores de Louveira aprovaram a criação da Campanha de Conscientização e Prevenção sobre os males causados pelo uso intenso de celulares, tablets e computadores por bebês e crianças, durante a realização da quarta sessão ordinária. O Projeto de Lei 2/2025, de autoria do vereador e presidente da Casa, Kaká Rodrigues (PL), foi aprovado por unanimidade nesta terça-feira, 18.

O projeto prevê que a campanha seja realizada na primeira semana de novembro e poderá ser celebrada por meio de palestras e reuniões elucidativas, eventos e ações educacionais de conscientização, ações preventivas para a população da rede pública de ensino e de saúde, propagandas em veículos de comunicação, distribuição de informativos, além de outras ações que visem informar a população sobre o tema.

Kaká Rodrigues explicou que o uso intenso e sem controle de aparelhos eletrônicos com tela têm provocado diversas doenças que podem ser prevenidas apenas com a conscientização dos pais e tutores. Ao agradecer o apoio dos vereadores que aprovaram o projeto, Kaká lembrou que segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 20% das crianças em idade escolar apresentam algum problema de visão, muitos deles causados pelo excesso no uso de telas, como celular, tablete ou computadores.

Ainda em defesa do projeto, Kaká argumentou que o desenvolvimento da visão ocorre até os três anos, durante a fase de formação dos bebês e crianças. Para ele, a prevenção é o melhor caminho para evitar esses problemas, pois o uso excessivo das telas na infância causa sequelas e danos às crianças, podendo ter, ainda, alterações na saúde mental, ansiedade ou depressão, transtornos alimentares, de sono e problemas de visão. Neste sentido, a proposta é a realização da campanha anual abordando o tema.




Publicado em: 19/03/2025 16:43:14

Publicado por: João Ricardo Pupo / Foto Elaine Lima