Notícias

Notícias da Câmara



Vereadores aprovam Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita

Visualize fotos

Louveira deverá comemorar, todo dia 12 de junho, o Dia Municipal da Conscientização da Cardiopatia Congênita, campanha aprovada pelos vereadores durante a Sessão Ordinária realizada na terça-feira, 18. O Projeto de Lei 1/2025, de autoria do vereador Gilberto Piska (MDB), foi aprovado por unanimidade.

O projeto propõe que a campanha seja realizada pela sociedade civil organizada por meio de palestras, encontros e distribuição de materiais informativos, permitindo a parceria entre instituições públicas e privadas. O texto legal ainda registra que a campanha deverá informar o público sobre o direito do cidadão à realização gratuita do Teste do Coraçãozinho, assim com a importância do diagnóstico precoce das cardiopatias congênitas, que são as anormalidades na estrutura ou função do coração que surgem nas primeiras oito semanas de gestão, quando o coração do bebê está em formação.

Em sua justificativa, o vereador Gilberto Piska esclareceu que existem, no Brasil, 21 mil crianças com algum tipo de cardiopatia congênita, sendo que 6% deste total morrem antes de completar um ano. Trata-se da principal causa de óbitos relacionados às malformações congênitas. O projeto informa que a realização do teste do coraçãozinho em todos os recém-nascidos é uma ação importante de realizar a triagem de cardiopatias de bebês sem sintomas. No estado de São Paulo, o teste do coraçãozinho é obrigatório, conforme instituído pela Lei nº 15.302/2014. Trata-se de um procedimento muito simples, com a realização da medição do nível de oxigênio no sangue do recém-nascido, onde qualquer alteração pode indicar a malformação. É um procedimento simples, rápido e indolor e deve ser realizado entre as primeiras 24 e 48 horas de vida, antes da alta hospitalar.




Publicado em: 20/03/2025 11:21:00

Publicado por: João Ricardo Pupo / Foto Elaine Lima