Muitos são os adjetivos que permaneceram durante a vida do senhor Francisco Adão: honrado, parceiro, dedicado, um homem de fé e determinado. Nascido em 1932 na cidade mineira de São Vicente, foi morador do Parque dos Estados, em Louveira, desde 1998. Esteve à frente do Clube Ferroviário por anos, marcando gerações pelo seu amor ao esporte, mas também conquistou a admiração de amigos e familiares pela dedicação, fé e amor ao próximo. Diante disso, o vereador Clayton apresentou Moção de Congratulações para sua família, como maneira de perpetuar a memória do homenageado.
A Moção foi apresentada durante a 14ª Sessão Ordinária, realizada na noite desta segunda-feira, 1º de setembro. “É uma emoção para mim, é uma família muito querida e eles sabem disso”, comentou o vereador Clayton, ao revelar fato curioso enquanto conversava com a família: descobriu que Francisco Adão havia recebido em 2003 o título de cidadão louveirense exatamente das mãos de sua mãe, Elizabete Finamore, vereadora à época. Ele também recebeu, em 1997, o Diploma Mérito Esportivo
O vereador Clayton destacou, emocionado, a luta e perseverança pela conquista de concessão e regulamentação de um terreno para a construção da igreja Nossa Senhora de Guadalupe para toda a comunidade. Ele também participou do grupo dos Irmãos do Santíssimo na Igreja Sagrado Coração de Jesus. Em 2023, após seu falecimento, passou a ser homenageado com nome de uma das ruas do bairro Guembê.
Em vídeo divulgado durante a Moção, os familiares de Francisco Adão agradecem o reconhecimento da herança moral deixada por ele, que teve a oportunidade de ser homenageado também em vida.
Além do autor da Moção, também se manifestaram os vereadores Julio Cezar, Fabio Borreiro, Gilberto Piska, Tabajara, Kaká Rodrigues e Helinho.
Publicado em: 02/09/2025 13:55:55
Publicado por: João Ricardo Pupo / Fotos: Elaine Lima