A Câmara de Louveira aprovou, na noite desta segunda-feira, 8, o projeto de Lei 65/2025, de autoria do vereador Clayton, e que cria o Dia e a Semana da Prematuridade. O projeto foi aprovado por unanimidade entre os vereadores presentes. O vereador Julio Cezar não compareceu à sessão.
O autor do projeto explicou que prematuridade se refere aos nascimentos antes da 37ª semana de gestação e que é uma realidade que afeta milhares de famílias e umas das principais causas de internação neonatal e de mortes em bebês. Por esta razão, o vereador defende que a mobilização sobre esse tema deve ser constante, com a conscientização e educação como ferramentas fundamentais para mudar essa realidade .
Pelo projeto, a Semana Municipal da Prematuridade será realizada na semana que compreender o dia 17 de novembro, data em que se celebra o Dia da Prematuridade. Na ocasião, deverão ser promovidas ações de conscientização, prevenção e enfrentamento do parto prematuro, bem como informar e sensibilizar a população sobre os cuidados com bebês prematuros e os riscos associados à gestão da alto risco.
Além das campanhas, palestras, seminários, feiras e eventos, a Semana poderá realizar mobilizações públicas e ações sociais que estimulem a solidariedade e apoio às famílias com bebês prematuros. Além disso, prédios públicos podem ser iluminados com a cor roxa, símbolo da causa.
Publicado em: 09/12/2025 15:36:27
Publicado por: João Ricardo Pupo / Foto Elaine Lima