Identificar, de forma precoce, qualquer sinal de alerta de câncer em crianças, para que possa ser tratado em estágio inicial e, assim, dar mais esperanças de cura. Com esse objetivo é que a Câmara de Louveira aprovou, na noite desta quinta-feira, 19, o Projeto de Lei 71/2025, que institui a Campanha Sinais de Alerta. De autoria do vereador Fábio Borriero, a proposta foi aprovada por todos os vereadores.
A campanha visa conscientizar pais, familiares, educadores e pessoas do convívio com crianças da necessidade de identificar possíveis sinais de alerta sobre a doença. Nenhum familiar gosta de receber esse diagnóstico, mas dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) registram cerca de 10 mil novos casos a cada ano em crianças, especialmente entre quatro e cinco anos. O diagnóstico precoce e o tratamento em estágio inicial possibilitam a cura em 80% dos casos.
Diante dessa realidade, a proposta é criar campanha a ser realizada em outubro de cada ano, de forma a identificar sintomas que mereçam atenção especial e investigação, como palidez acentuada, hematomas ou sangramentos sem explicação; dores ósseas persistentes; caroços ou inchaços sem febre e indolores; perda de peso sem motivo aparente; tosse persistente, suor noturno e falta de ar; alterações nos olhos, como estrabismo; inchaço abdominal; dores de cabeça fortes e frequentes, especialmente acompanhadas de vômitos matinais; dores em membros e inchaços sem histórico de trauma; ou mudanças de comportamento.
A campanha poderá ser realizada em parceria entre o poder público e entidades civis, com a promoção de palestras, cursos, eventos educativos, mutirões de saúde e divulgação de materiais informativos.
Publicado em: 20/02/2026 11:09:50
Publicado por: João Ricardo Pupo / foto: Heitor Oliveira